Friday, May 19, 2006

Inspiração religiosa

O doutor Cláudio Lembo (governador de São Paulo e sósia do sr. Burns, de Os Simpsons, nas horas vagas), abraçou o lógica do bispo que, em 1209, exortou os cruzados do Papa Inocêncio XII a chacinar os hereges cátaros.

"Matem todos, Deus reconhecerá os seus".

Representantes da Polícia Militar do Estado que Lembo herdou do sr. Alckmin anunciaram que haveria uma matança de bandidos, em represália aos ataques dos bandidos. Como promessa é dívida, a matança foi perpetrada, em vários locais, nos dias subseqüentes. Alcançou o número de mortos do massacre do Carandiru.

Exaurida - ou quase - a fúria vingativa dos valorosos pê-emes, o Governo do Estado afirma que não vai divulgar os nomes dos mortos depois que abrir os inquéritos para investigar os crimes cometidos por eles (1).

Trata-se de uma reedição/atualização da surrada tática do "atire primeiro e pergunte depois".

Considerando que um dos princípios da investigação é dar ao acusado o direito ao contraditório, valeria perguntar que inquéritos serão esses. Alguém vai tomar depoimento dos cadáveres (muitos dos quais, aliás, serão enterrados apressadamente como indigentes)?

Em tempo: Lembo é "Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Doutor em Direito, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e também Professor Titular de Direito Constitucional", segundo o site do Governo do Estado (2), e seu secretário de Segurança Pública, doutor Saulo de Castro Abreu Filho, é mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), onde foi professor, e atuou ainda como promotor de Justiça (3).

Pegaria mal alegar que desconhecem esses trâmites burocráticos do Direito - diferentemente de nós, pobres leigos.

(1) "Uma lista de 107 mortos sem nomes", de Flávio Freire, disponível em http://oglobo.globo.com/jornal/pais/247243597.asp
(2) http://www.saopaulo.sp.gov.br/linha/gabinete_vice.htm
(3) http://www.saopaulo.sp.gov.br/linha/sec_segpubl.htm

0 Comments:

Post a Comment

<< Home